terça-feira, 11 de setembro de 2007

Programa Petrobras Cultural

Notícia:
O Programa Petrobras Cultural é a frente mais importante da ação de patrocínio da Petrobras na área da Cultura। Anualmente, o Programa abre inscrição para seleções públicas de projetos em diversos segmentos culturais.

O Programa Petrobras Cultural é o maior programa de patrocínio já lançado no país. Criado em novembro de 2003, ele englobou os quatro programas existentes até então: o Programa Petrobras Artes Visuais, o Programa Petrobras Artes Cênicas, o Programa Petrobras Cinema e o Programa Petrobras Música. Seu lançamento marcou também a integração da ação de patrocínio da Petrobras Distribuidora e da Petrobras holding.

Sua 1ª edição (PPC 2003/2004) contou com verba total de R$ 60 milhões; a 2ª (PPC 2004/2005), lançada em novembro de 2004, teve verba total de R$ 61 milhões e a 3ª (PPC 2005/2006), lançada em novembro de 2005, teve verba total de R$ 62 milhões। A Edição 2006/2007 do Programa teve verba recorde, de R$ 80 milhões. A edição lançada no final de cada ano ano define os projetos culturais que serão contratados no ano seguinte, no âmbito do Programa.

Setenta e cinco por cento da verba total de cada edição anual do Programa Petrobras Cultural são destinados à Seleção Pública de projetos.। Os 25% restantes da verba total são destinados a projetos de Escolha Direta do Conselho Petrobras Cultural (projetos convidados, por iniciativa do Conselho).
Análise:
A Petrobras busca contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção, difusão e fruição da cultura brasileira, para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e para a formação de novas platéias, além de incentivar ações que tenham a cultura como instrumento de inclusão social de crianças e jovens. Busca contribuir também para a permanente construção da memória cultural brasileira, consolidando o trabalho de resgate, recuperação, organização e registro do acervo material e imaterial da nossa cultura, priorizando aqueles em situação de risco, e buscando ampliar o acesso a esses acervos.

Tendo como objetivo:

-Estimular a realização de projetos de interesse público, fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional;
-Consolidar o trabalho de resgate, recuperação e organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira, priorizando aqueles em situação de risco, e buscando ampliar a oportunidade de acesso público a esses acervos;
-Abrir espaço para a criação, estimulando não só o fazer artístico, mas também a ampliação das oportunidades de difusão e de fruição, e a formação de novas platéias;
-Estimular a reflexão sobre a cultura e o pensamento brasileiros;
-Fomentar iniciativas educacionais e de formação, no âmbito da produção cultural, voltadas para crianças e jovens;
-Consolidar a imagem de empresa socialmente responsável, atuando no processo de patrocínio cultural com os valores fundamentais da comunicação - ética, profissionalismo e respeito aos públicos -, e buscando contribuir para uma melhoria do quadro geral da cultura nacional e para a afirmação da cultura como direito social básico do cidadão.
Proposta:
A Petrobras patrocina projetos culturais de interesse público, proporcionando o acesso democrático aos recursos de patrocínio através de edital anual de seleção pública de projetos, com processos transparentes e editais amplamente divulgados em todo o Brasil.
O evento a ser desenvolvido pelo Programa Petrobrás Cultural deveria busca mobilizar e dar visibilidade a projetos que atuam na articulação entre os campos da cultura, da educação e da comunidade, por meio de práticas culturais e educativas desenvolvidas com a participação da comunidade। Deveria ser feito ou utilizar as práticas culturais abordadas nas áreas de patrimônio cultural, comunicação cultural e das artes, que compreende as linguagens artísticas: artes cênicas, audiovisual, artes visuais, artes musicais e artes da palavra e principalmente voltada para o turismo, pois este consome hoje em dia, cerca de 80% da gama econômica do país. Deveria-se voltar ou até mesmo ensinar a comunidade carente que de uma forma ou outra é “privada” desse conhecimento cultural pela pretensão da sociedade hierárquica, um país diferente, onde existe um lado “bonito”, em meio a tanta catástrofe, vivida dentro dessas comunidades. O turismo além de lazer pode ser mostrado como uma forma de incentivo a qualificação dessas pessoas para se criar um incentivo a trabalhar nessa área, já que a cada dia que passa cresce cerca de 50%, segundo o Ministério do Turismo. Cultura é algo que se deve dar de graça, e os projetos da Petrobrás são interessantes só falta um dedo de algum turismólogo, para se criar mais um diferencial a esses projetos culturais que fazem parte do corpo dessa empresa.

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