sexta-feira, 21 de setembro de 2007

[P:01]Conheça a Europa brasileira situada no coração de Minas



Conhecida como a "Suíça brasileira", Monte Verde é apreciada por suas baixas temperaturas, pelo clima romântico e natureza privilegiada.
Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, o distrito do Município de Camanducaia fica a 1.500 metros de altitude e abriga casas em estilo europeu, montanhas, pedras, picos e mais de 170 hotéis e pousadas, além de bares e restaurantes que apresentam aos turistas o que há de melhor na cozinha mineira.
História - Os costumes trazidos pelos primeiros moradores, o casal letão Verner e Emilia Grinberg, alemães, suíços e italianos que foram chegando depois, colaboraram para o "ar europeu" que paira sobre Monte Verde. O distrito tem sotaque e personalidade próprios, mas adquiriu a hospitalidade típica do povo mineiro.
Clima - No verão, a temperatura média é de 26ºC durante o dia e 14ºC à noite. No inverno, oscila entre 25ºC e 10ºC. Durante o dia, mesmo no inverno, a temperatura pode ultrapassar os 20ºC. A partir do meio da tarde, porém, começa a cair e chega rapidamente aos 6ºC ou 7ºC.
Economia - O turismo e o comércio são a base da economia local. Sabonetes, blusas de lã, artesanato em madeira, queijos e chocolates estão entre os itens produzidos pelos próprios moradores de Monte Verde. A construção civil também responde por boa parte dos empregos na vila.
Turismo - Cerca de 650 hectares que formam Monte Verde fazem parte da Área de Proteção Ambiental Fernão Dias. O ar da região chega a atingir 98% de pureza. Por isso, as caminhadas fazem parte da programação obrigatória dos visitantes. São oito trilhas principais, com diferentes graus de dificuldade, onde os turistas estabelecem contato com uma flora riquíssima, composta por bromélias, liquens e araucárias centenárias.
Outro ponto turístico imperdível é a Pedra Redonda, com mais de 1990 metros de altitude, de onde se pode contemplar uma das paisagens mais exuberantes do mundo.
Para os turistas de primeira viagem, a dica é entrar em contato com a Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV). A instituição confere às empresas de qualidade o selo Folha de Pantánamo de Ouro, como referencial para os setores de serviços, restaurantes e lojas, artesanatos e compras.

http://www.odebate.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6358&Itemid=51

[Análise]:

Monte Verde conhecida como Suíça Brasileira, é apreciada por suas baixas temperaturas, clima romântico e natureza privilegiada. Cercada por montanhas da Serra da Mantiqueira, distrito do Município de Camanducaia , com casa em estilo europeu, montanhas, pedras e picos e mais 170 hotéis e pousadas, bares e restaurantes que apresentam aos turistas o que a de melhor da cozinha mineira.

[Proposta]:

Aliar artesanato com turismo é fundamental para o crescimento de uma localidade. O artesão pode se profissionalizar e os estados ganharão também porque o turista poderá aumentar sua permanência e contribuir com investimento em cultura. Em Monte verde deveria ser proposto um trabalho delimitado para os pólos de artesanatos, levando em conta sempre às características locais, por exemplo com foco em cerâmicas, em madeira como talhas, enfim com diversificado para as várias áreas artísticas. Criar-se um projeto que chegasse ao mundo pois nascerá uma casa de artesão em Monte Verde, com vários diferenciais mostrado a cima, possibilitado maior crescimento econômico para a região.

Nenhum comentário: